Projeto Investidor Kassai Café

Entrevista cedida à Revista Cafeicultura: Um novo sistema para você montar sua cafeteria – “PROJETO INVESTIDOR Kassai Café”. 

Com o crescimento constante do mercado de cafeterias os futuros empresários tem que tomar algumas decisões, na hora de abrir a sua própria cafeteria, no mundo dos cafés especiais: ou encarar tudo sozindo correndo atrás de tudo (assim como a Starbucks, que não trabalha com franquias, e aliás já se prepara para abrir lojas fora da cidade de São Paulo, onde já conta com 6 lojas); ou encarar os royalties de uma franquia como a Fran´s Cafés. Esta é uma das muitas duvidas que roda a cabeça dos empresários que estão planejando abrir uma cafeteria. Procurando auxiliar estes empresários, nós da Revista Cafeicultura, fizemos a entrevista a seguir com o Sr Jorge Kassai, que vem trabalhando com um novo sistema de montagem de cafeterias, o “PROJETO INVESTIDOR” – Kassai Café.

Revista Cafeicultura: Qual é o negócio do Kassai Café? O que faz? 

Jorge Kasai: Nosso principal negócio é o café. Nós plantamos, colhemos, secamos, beneficiamos, classificamos, selecionamos, torramos, fazemos a composição (BLEND) e empacotamos. Cumprimos todo ciclo produtivo do Café. 

Um dos principais objetivos do Kassai Café está na mudança de concepção de café, na melhoria de processo, visando cada vez mais, elevar o conceito do Café do Brasil. 

Trata-se de café GOURMET, especialmente preparado para extração do verdadeiro aroma e sabor do café espresso Brasileiro. A bebida é balanceada através de composição (BLEND) de grãos de várias regiões do Brasil, apresentando todas as características desejáveis no espresso, como: aroma, corpo, cremosidade, suavidade, retro gosto, etc. 

Prestamos consultoria e assessoramento na implantação de cafeterias e afins, desde a planta, layout, treinamento de pessoal, higienização, produtos, utensílios, Máquinas Profissionais, etc. 

Temos cursos de: 

Torrefação de café gourmet; 

Degustação de café torrado, 

Barista, etc; 

 

Revista Cafeicultura: O que é o “projeto investidor” do Kassai Café? 

Jorge Kasai: é um projeto que visa auxiliar o empreendedor na implantação de uma cafeteria em todas as etapas do processo, com consultoria e assessoramento. Desde a familiarização dos produtos afins, treinamento de funcionários, (visando padronização de procedimentos), à montagem efetiva da cafeteria. 

Revista Cafeicultura: É uma franquia? 

Jorge Kasai: Não é franquia. Há toda formatação de uma franquia mas não é. O que difere uma da outra é que no projeto Investidor do Kassai Café, você não tem despesas com franquia nem há despesas de “royalties” mensais. 

Você não fica vinculado a contrato algum. Há, entretanto, filosofia de trabalho e padrão de procedimentos, que devem ser seguidos, tais como: padrão de qualidade nos produtos a serem comercializados; padrão de atendimento; padrão de higienização; postura dos Baristas; atendentes, etc. 

Revista Cafeicultura: O que está inserido no projeto? 

Jorge Kasai: O projeto prevê: 

1. Curso completo de Barista que contempla: análise sensorial do café; degustação de café; manutenção de máquinas espresso; regulagem da ganometria do café; higienização dos equipamentos; compactação; ponto de torra, Padrão de atendimento, etc; 

2. Padrão de qualidade dos produtos; 

3. Postura comportamental dos atendentes; 

4. Carta de café (espressos, cappuccino e coquetéis); 

5. Assessoramento na aquisição de equipamentos, móveis e utensílios; 

6. Assessoramento no projeto arquitetônico, se necessário; 

7. Reciclagem visando manter o padrão de procedimentos. 

 

Revista Cafeicultura: Qual a participação do investidor em valores? 

Jorge Kasai: O valor varia de R$ 25.000,00 a R$ 35.000,00, dependendo do número de funcionários a serem treinados. Não estão incluídos, despesas com transportes, alimentação e pernoite dos colaboradores do Kassai Café, que correrão por conta do investidor. 

Revista Cafeicultura: Qual a responsabilidade do investidor nesse projeto? 

Jorge Kasai: A única responsabilidade do investidor é manter o padrão de qualidade na sua atividade.

Revista Cafeicultura: Há possibilidade de implantar referido projeto em outro Estado? Qual é a duração do treinamento? 

Jorge Kasai: Sim há possibilidade. O Kassai Café vem implantando referido projeto em todo território Nacional. O Curso de Barista tem carga horária de 30 horas/aula (4 dias). 

Revista Cafeicultura: O investidor tem a obrigação de utilizar produtos do Kassai Café? Por quanto tempo? 

Jorge Kasai: O investidor não é obrigado a nada. Tanto que não há contrato nesse sentido. A palavra “OBRIGAÇÃO” soa estar vinculado a alguma coisa. Não é a política do Kassai Café. 

 

No nosso entendimento, o investidor deve procurar o que há de melhor no mercado e, O Kassai Café tem confiança na qualidade de seu produto, portanto, não há necessidade de vincular o produto. 

Revista Cafeicultura: Se o investidor optar pelo projeto do Kassai Café, qual o benefício que terá? 

Jorge Kasai: No entendimento do Kassai Café, o benefício deve ser percebido pelo investidor, porém, citamos algumas que julgamos oportuno: 

1. Garantia da qualidade do produto “café”; 

2. Garantia do pós venda; 

3. Liberdade do investidor na montagem da cafeteria, com relação a Layout, produtos e serviços; 

4. Inexistência de contrato formal; 

5. Inexistência de despesas com franquias e Hoyalties; 

6. Liberdade na escolha de produtos a serem comercializados; 

7. Liberdade numa eventual necessidade de troca de parceria. 

 

Revista Cafeicultura: Se houver necessidade de reciclagem no treinamento, como funciona? 

Jorge Kasai: No pacote do projeto é previsto a reciclagem no treinamento de funcionários. Não haverá custos, exceto o de transporte, alimentação e pernoite, se for o caso, durante o período de até 1 (um) ano após a data do treinamento efetuado. 

Revista Cafeicultura: O investidor tem a obrigação de usar a marca “Kassai Café”? 

Jorge Kasai: Não. O uso da marca não e obrigatória. Uma placa sinalizadora é colocada no ambiente interno, para que seja identificada a origem do café, sem custo adicional. 

No caso do investidor optar por usar a marca, e for de interesse também do Kassai Café, o valor do investimento para confecção da marca, correrão por conta do investidor. 

O Kassai Café, reserva-se no direito de cedê-lo ou não, em função do perfil do investidor, com relação ao cumprimento dos procedimentos definidos. 

Revista Cafeicultura: O investidor pode ter um rótulo com a marca própria do café fornecido pelo Kassai Café? 

Jorge Kasai: Sim. Pode ter a marca própria no anverso da embalagem. A Marca Kassai Café deve estar fixada no verso da embalagem, por questões legais. 

Revista Cafeicultura: O Café do Kassai Café pode ser adquirido por cafeterias já instaladas? 

Jorge Kasai: Sim. Desde que não haja cafeterias na região que tenha esse produto. 

 

Revista Cafeicultura: Como o investidor pode ter a garantia de que o projeto Investidor do Kassai Café é o correto? Porque o investidor deve escolher esse projeto? 

Jorge Kasai: A melhor forma de decidir é quando há convicção. Para tanto devem conhecer os produtos. Nossa proposta é para que venham conhecer nossos produtos, ou peçam referência junto aos nossos parceiros, a nível de Brasil. 

Insistimos para que conheçam nossa atividade. Queremos ter a consciência de que o investidor procurou nossos serviço/produto e teve oportunidade de conhecê-los. 

A decisão de adquirir nossos serviços é do investidor. Temos como política, respeitar a sua decisão. 

Revista Cafeicultura: O Kassai Café tem cafeteria própria instalada? Onde? 

Jorge Kasai: Não. Kassai Café não tem cafeteria própria. Não é filosofia da empresa estar competindo com seus próprios clientes. 

 

Lembre-se: 

Cafeteria não é mais um negócio comercial. Cafeteria é um ambiente para encontros de amigos 

É comum todo empreendedor imediatamente após o investimento, querer o resultado. Em Cafeteria, esqueça essa possibilidade. 

Cafeteria de ponta, é uma das atividades que cresce paulatinamente, na medida da sua capacidade de convencimento dos seus produtos perante a clientela. Tende a fidelizar clientes pelo ambiente, pela qualidade e pelo atendimento. 

Não abra uma cafeteria como mais um negócio no mercado, visando obter retorno de imediato. 

Abra com convicção. Procure conhecer os produtos, público alvo, como atingir o público alvo. 

Lidar com cafeteria, significa mudar conceitos, quebra de paradigmas. Entender e fazer o seu público entender que não se trata de um mero comércio. 

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