Como preparar Café no Aeropress

0

Péricles Diniz, Mestre de Torra formado na Kassai Café, migrou para o extremo sul do Japão na cidade de Kagoshima onde estruturou sua Torrefação e Cafeteria – a Diniz Coffee & Sweets em 2010.

Péricles nos ensina agora sobre o preparo do Café no Aeropress.

Um pouco de história sobre o Aeropress

A fabricante de brinquedos americana Aerobie desenvolveu um equipamento para preparo de café que se assemelha a uma seringa gigante e utiliza o metodo de infusão e extração sob pressão para preparar o café.
O filtro utilizado pelo equipamento pode ser de papel ou metal. O café produzido com o filtro de papel apresenta um sabor rico, bastante corpo e não apresenta óleos ou resíduos insolúveis.

O uso do filtro de metal possibilita a extração dos óleos aromáticos do grão produzindo um café com sabor ainda mais rico e com textura untuosa, porém, resíduos insolúveis também podem acabar na xícara. Este método de preparo também é bastante divertido, prático e simples.

Os Equipamentos Necessários

As intruções a seguir são para o preparo de uma xícara de café (150ml). Tenha estas instruções como base para voce desenvolver seu próprio método. O tempo de infusão deve ser ajustado para produzir um café rico em sabor, mas sem amargor no retrogosto. Experimente diversos granulometrias e tempos de infusão, mudando apenas uma variável de cada vez, procure chegar no resultado que lhe agrade.

Aeropress

Até pouco tempo atrás havia apenas um fabricante deste equipamento, então não havia muito o que escolher. Você precisa escolher o tipo de filtro (papel ou metal) que será utilizado. O filtro de papel já vem com o kit do Aeropress, o filtro de metal deve ser comprado a parte.

Kettle

Qualquer chaleira pode ser utilizada para preparar café com este método.

Água

Recomendamos usar água que não apresente cor, cheiro e sabor e que possua alta concentração de oxigênio. A água da torneira pode ser utilizada caso seja usado um filtro apropriado para a remoção do cloro. Se a opção for por utilizar água mineral, procure uma água que possua TDS (sólidos totais dissolvidos) entre 125 a 175mg/L e pH entre 6.0 a 7.0. Evite usar água que sejam ricas em Ca, Mg e S.

Café

A qualidade do café é a variável mais importante nesta equação. Utilize sempre que possivel café em grão e fresco. Procure um café de alta qualidade. Utilizar um café isento de grãos imperfeitos e torrado de maneira adequada sem queimar o grão é fundamental para se preparar um delicioso café. Recomendamos qualquer um de nossos cafés aqui no Japão e, no Brasil, Café Kassai – é claro! Garantimos um resultado muito bom mesmo que a sua técnica de preparo não seja muito refinada.

Moinho

Procure usar um moinho que permita a regulagem da grossura do pó de café.
Os melhores moinhos fazem a maceragem do grão e produzem um maior número de partículas de café com o mesmo tamanho. Evite utilizar moinhos que se parecem com liquidificadores que não produzem resultados satisfatorios na moagem do grão de café.
Se você não possui um bom moinho ou não esta pensando em adquirir um bom moinho, prefira comprar café em quantidade suficiente para duas semanas.
Peça pela moagem média para paper drip que será adequada para o preparo de café com o Aeropress

Server

Utilizar um server para o preparo de café é opcional se você for preparar uma porção de cada vez como recomendamos, mas se a intenção for preparar mais de uma xícara de café por vez, então o server facilitará seu trabalho. Não existe nenhuma exigência quanto ao server, escolha o modelo que mais lhe agrade.

Balança

A utilização de uma balança eletrônica é opcional na preparação do café, mas recomendamos o seu uso por para facilitar o trabalho. Qualquer balança digital com precisão de 0.5g pode ser utilizada. 

Xícara

Procure utilizar uma xícara com capacidade para 200ml.
Recomendamos o uso de xícaras de porcelana que mantém melhor o calor e permitem uma sensação mais agradável em contato com o lábio do que as xícaras de plástico ou metal.

Cronômetro

Qualquer relógio ou cronometro pode ser usado. Utilizaremos o cronometro para mensurar o tempo de preparo afim de obter sempre resultados consistentes.

  1. Aqueça 400cc de água em uma chaleira ate a fervura.
  2. Coloque o filtro de papel dentro do porta-filtro de plástico e despeje um pouco de água para molhar o filtro de papel e gruda-lo ao porta-filtro de plástico.
  3. Regule o moinho para uma moagem media semelhante a moagem para paper drip. O tamanho das partículas de café deve se assemelhar ao tamanho de sementes de gergilim. Pese 10g de café em grão e proceda a moagem. 
  4. Coloque o êmbolo dentro da câmara do Aeropress e inverta o conjunto sobre uma balança. Coloque o pó de café dentro do Aeropress e nivele o pó de café com movimentos laterais do Aeropress. Ligue a balança.
  5. Assim que a água da chaleira ferver, deslique o fogo e utilize a água imediatamente para o preparo do café. Inicie a contagem do cronômetro. Despeje aproximadamente 20g de água sobre o pó de café com movimentos circulares de maneira a molhar toda a superfície do pó de café.
  6. Aguarde 15 segundos para que a água molhe todo o pó de café. Neste momento, o pó de café deve começar a crescer e liberar bolhas de CO2.
  7. Passados 15 segundos, despeje de maneira uniforme, constante e vagarosamente água sobre o centro do pó de café e comece a fazer movimentos circulares com a água do centro para a periferia e vice-versa. Procure causar bastante agitacao do pó de café a medida que se acrescenta a água quente. Acrescente água ate o peso total de 170g da maneira descrita acima.
  8. Atarraxe o porta filtro junto a camara do Aeropress e aguarde 60 segundos. A seguir, inverta o Aeropress sobre sua xícara ou o server.
  9. Pressione o embolo vagarosamente (20 a 30 segundos) para filtrar o café. O tempo total de preparo não deve exceder a 120 segundos.
  10. Deixe o café resfriar por cerca de 3 minutos antes de consumi-lo. O sabor, docura e acidez do café tornam-se mais evidentes quando a temperatura cai para cerca de 50°C. 

Se o café ficar muito fraco e ácido, proceda uma moagem do pó de café um pouco mais fina. Se o café apresentar amargor no retrogosto, proceda uma moagem do pó de café um pouco mais grossa.

O café produzido com o Aeropress se destaca por apresentar sabor intenso e bastante corpo. Se você gosta de cafés com bastante corpo, mas não gosta de óleo e resíduos insolúveis no seu café, este método de preparação pode ser o indicado para você.

Péricles Diniz

Prove Café Kassai, você pode comprar diretamente da nossa Micro-Torrefação

Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Are You a Human?

Enter the sum of 4 + 17 below to prove you are a human.
Rua Piraí do Sul, 357
Aviação - CEP 83045-450
São José dos Pinhais/PR

Fone: (41) 3035-5640
Whatsapp: (41) 9888-0429

kassai@kassaicafe.com.br
www.kassaicafe.com.br
Map On
WhatsApp WhatsApp